PEQUENO RESUMO - DR. JORGE MALULY NETTO 23/05/2012
20/03/2016 22:33 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

 O médico, advogado, empresário e político Jorge Maluly Netto nasceu em Fartura (SP) em 28 de janeiro de 1931. Mas foi em Mirandópolis (SP) que ele iniciou sua carreira política como prefeito daquele município. 

Do pequeno município paulista a ascensão de Maluly foi meteórica rendendo-lhe o título de um dos políticos brasileiros com o maior número de mandatos públicos consecutivos de legislador a executante. Ele foi prefeito e deputado nas esferas estadual e federal.

O motivo do sucesso seria a personificação de um líder de massa popular, carismático e um exímio prestador de serviços a favor de sua comunidade.

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, definiu Maluly como um político de uma solidez parecida com uma boa peroba. “Há políticos consistentes, sólidos, duradouros como boa peroba, e há aqueles oportunistas, passageiros, fugazes como ventania. Jorge Maluly está entre os primeiros”, escreveu FHC na apresentação que abre a biografia “Maluly Netto – Por Excelência”.

VIDA PÚBLICA

Jorge Maluly Netto foi um recordista em mandatos consecutivos na política pública nacional. Das 13 eleições disputadas ele venceu 12.

Sua vida pública começou em 1964 ao ser eleito pela primeira vez como prefeito de Mirandópolis (SP), desde então sua atividade em prol dos mais necessitados lhe rendeu grandes vitórias.

O bom trabalho realizado em Mirandópolis lhe certificou três mandatos consecutivos como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (1967 a 1979). Logo em seguida Maluly foi convidado para galgar cargos mais representativos no país. Já em 1979 foi eleito deputado federal pela Câmara dos Deputados. 

Representando o Estado de São Paulo ele permaneceu como deputado federal por seis mandatos consecutivos (1979 – 2000). Renunciou ao sexto mandato como deputado federal para concorrer à prefeitura de Araçatuba (SP), onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2008.

Além dos cargos conferidos por meio do voto popular, Maluly sempre transitou livremente em todas as esferas do poder público com grande influência. De 1975 a 1978 ele foi Secretário de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.

A prefeitura de Araçatuba decretou luto oficial de três dias. O corpo do ex-prefeito será velado no Memorial Laluce, localizado atrás do Cemitério da Saudade. O sepultamento será nesta quarta-feira (23), no cemitério Vertical Memorial Laluce, às 17h.

COMENTÁRIOS